Breaking News
Loading...
Tuesday, 3 July 2012


"Celeste", curta-metragem de José-Maria Norton passada na comunidade portuguesa de Newark, Estados Unidos, ganhou o prémio «Buzz» do Manhattan Film Festival, em Nova Iorque, disse à agência Lusa o realizador.
O prémio foi entregue domingo na cidade norte-americana, durante a conclusão do festival, ao jovem realizador e aos atores Joana Pais de Brito (também co-argumentista) e Dinarte Freitas.
«O Buzz Award, no fundo, é [entregue ao] filme que gerou mais burburinho, o filme mais falado durante o festival», disse à Lusa o realizador.
«Tendo havido 144 filmes em competição, dá um certo orgulho que um filme falado em português tenha gerado mais interesse do que qualquer outro», adiantou.
Um visionamento de "Celeste" foi o evento culminante, no sábado, de um mês de atividades destinadas a divulgar o ambiente de «criatividade, cultura e negócios» em Portugal.
Depois de uma primeira passagem no Lucerne International Film Festival, o filme foi exibido esta segunda-feira no New York SummerFest, na categoria Novos Realizadores, e aguarda resposta de outros 15 festivais a que se candidatou.
O filme de 30 minutos foi rodado inteiramente nos Estados Unidos, mas é falado principalmente em português. Narra a história de uma imigrante portuguesa «sonhadora e devotamente católica» na comunidade portuguesa de Newark nos anos 1980
Classificado pelo realizador como um «thriller sobrenatural e psicológico», o filme foi financiado por um empréstimo pessoal contraído por Norton, juntamente com crowd-funding, através do site Kickstarter.
Recebeu um convite do Sundance Film Festival para potencial inclusão na edição deste ano, mas acabou por não ser selecionado.
O próximo projeto de José-Maria Norton é uma longa-metragem em fase de escrita, baseada em factos verídicos ocorridos em Portugal, mas filmada nos Estados Unidos.


0 comments:

Post a Comment