Breaking News
Loading...
Thursday, 26 July 2012


Os filmes "O Gebo e a Sombra", de Manoel de Oliveira, e "As linhas de Wellington", de Valeria Sarmiento e Raul Ruiz, estão selecionados para o festival de cinema de Veneza. A 69.ª edição do festival decorrerá de 29 de agosto a 8 de setembro.
"O Gebo e a Sombra" foi selecionado fora de competição e é uma adaptação do realizador Manoel de Oliveira, 103 anos, de uma peça de teatro de Raul Brandão, sobre pobreza, honra e sacrifícios, que conta com as interpretações de Michael Lonsdale, Claudia Cardinale, Leonor Silveira, Ricardo Trêpa, Jeanne Moreau e Luís Miguel Cintra.
O filme, produzido por Luís Urbano, teve coprodução com França, um orçamento de 1,6 milhões de euros, e estreia mundial assegurada agora em Veneza.
"As linhas de Wellington", o filme que o cineasta chileno Raul Ruiz deixou incompleto quando morreu, em 2011, e que foi rodado em Portugal pela companheira e realizadora Valeria Sarmiento, integra a competição oficial. Com produção de Paulo Branco, o filme é uma recriação das invasões francesas em Portugal, no começo do século XIX, quando o general Arthur Wellesley, duque de Wellington, liderou um exército anglo-português e utilizou uma estratégia vitoriosa com base numa linha de fortificações que protegia Lisboa - a Linhas de Torres Vedras.
Do filme fizeram parte atores como John Malkovich, Marisa Paredes, Nuno Lopes, Carlotto Cota, Albano Jerónimo, Soraia Chaves, Maria João Bastos, Catherine Deneuve, Michel Piccoli, Mathieu Amalric e cerca de cinco mil figurantes.

Confira o alinhamento do festival:

«Linhas de Wellington» - Valeria Sarmiento
«Après Mai» - Olivier Assayas.
«At Any Price» - Ramin Bahrani.
«Bella Addormentata» - Marco Bellocchio.
«La Cinquième Saison» - Peter Brosens, Jessica Woodworth.
«Lemale et Há'chalal» - Rama Burshtein.
«È Stato il Figlio» - Daniele Ciprì.
«Un Giorno Speciale» - Francesca Comencini.
«Passion» - Brian de Palma.
«Superstar» - Xavier Giannoli.
«Pieta» - Ki-Duk Kim.
«Outrage Beyond» - Takeshi Kitano.
«Spring Breakers» - Harmony Korine.
«To the Wonder» - Terrence Malick.
«Thy Womb» - Brillante Mendoza.
«Paradies: Glaube» - Ulrich Seidl.
«Izmena» - Kirill Serebrennikov.

0 comments:

Post a Comment