Breaking News
Loading...
Friday, 13 July 2012


O escritor e realizador de cinema António Damião, 71 anos, morreu esta sexta-feira de madrugada, em Lisboa, informou a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) em comunicado.
No texto, «a SPA lamenta o falecimento do seu cooperador António Damião, sócio da cooperativa desde 1973 e cooperador desde 1977».
António Damião foi assistente de realização e realizador da curta-metragem «Talvez Amanhã» (1969), tendo trabalhado com realizadores como António de Macedo, José Fonseca e Costa, António da Cunha Telles e Pierre Kast, entre outros, refere a SPA.
Natural da Pocariça, em Alenquer, António Damião foi também escritor, autor de 11 títulos, entre eles, «Na Boca da infância» (1988).
Criou o pseudónimo Henrique Nicolau, para livros policiais, tendo recebido os prémios Editorial Caminho de Literatura Policial, em 1985, com «O Trabalho é Sagrado», e Repórter X, em 1992, da Associação Policiária Portuguesa, com «Todos e Nenhum».
António Damião foi co-guionista dos filmes «Off» (1994), de Ruy Guerra, e de «Água na Fervura» (1995), de José Pedro Andrade dos Santos.

0 comments:

Post a Comment