Breaking News
Loading...
Tuesday, 27 November 2012

"Água Fria" ganhou o prémio para a Melhor Curta-Metragem europeia no Filmets Festival Internacional de Badalona. Esta é a vez que o trabalho do realizador Pedro Neves, jornalista colaborador do Expresso, é distinguido.
«Não estava nada à espera». É desta forma desarmante que Pedro Neves comenta a atenção de que o seu filme tem sido alvo no circuito internacional de festivais. "Águia Fria", a curta-metragem do jornalista e colaborador do Expresso sobre o Festival de São Bartolomeu do Mar, em Esposende, ganhou ontem o prémio para a Melhor Curta-Metragem europeia no Filmets Festival Internacional de Badalona.
Foi a quarta distinção para a película, após as menções honrosas nos festivais de Martil, em Marrocos; no Documenta Madrid e no Festival Internacional de Curtas-Metragens de Barcelona, num percurso «que já passou por mais de 20 certames e foi também influenciado pelo crescente interesse internacional no cinema português».
"Água Fria" retrata a festa religiosa na cidade costeira, através do contraste entre o sagrado e o profano, tendo em conta a ancestral ligação nacional ao mar e era, originalmente, parte de uma longa-metragem. Contudo, Pedro Neves considerou que a celebração tinha potencial para ser foco único de uma curta-metragem.
Um filme que o jornalista define como «muito português», uma vez que se centra «na forma como olhamos para o passado e medo que temos em enfrentar o futuro.»
 
O filme já passou no programa "Onda-Curta" da RTP2, bem como no Canal+, que o exibiu numa série de países francófonos.
Uma película feita sem «recurso a apoios», apesar de Pedro Neves confessar-se preocupado com os tempos vindouros, devido ao «corte nos financiamentos», pois «sem estes o cinema português não continua.»
Ainda assim, o jornalista não desiste de perseguir uma série de projetos. A história de um pescador algarvio que vive sozinho numa ilha isolada ou um filme sobre jovens entre 7 e 12 anos que praticam boxe são algumas das ideias que Pedro Neves espera concretizar.

Veja aqui um spot sobre "Água fria"
 

0 comments:

Post a Comment