Breaking News
Loading...
Wednesday, 28 November 2012

Boa tarde e bem-vindos mais uma vez à nossa rubrica das estreias da semana. Cabe-me, assim, apresentar os seis novos filmes que irão estrear em Portugal a partir de amanhã, 29 de Novembro. Deles, gostaria de destacar três, pois o Aníbal já os viu e sobre eles já temos uma opinião sustentada.

Antes de mais, realçamos a estreia de "Cloud Atlas", o novo projecto dos irmãos Wachowski (da trilogia "Matrix"), um filme muito ambicioso, de três horas de duração, que não tem tido uma aceitação consensual por grande parte da crítica. A crítica do Aníbal, que apreciou muito o filme, já está no blogue, neste link, e dela transcrevo este excerto: «É inacreditável toda a ambição colocada pelos Wachowski e Tom Tykwer em "Cloud Atlas". Uma ambição que vai desde a estrutura narrativa, passando pela magnífica banda-sonora, pelo trabalho de fotografia e pelo hercúleo trabalho a nível de edição de Alexander Berner (capaz de incutir ritmo e reunir momentos dicotómicos de forma harmoniosa), algo que aliado aos talentosos elementos que compõem o elenco resulta num espectáculo cinematográfico que se revela uma experiência e tanto

Teremos também "A Origem dos Guardiões", um filme de animação baseado numa ideia muito criativa, que tem tido críticas razoavelmente positivas. Eis um excerto da crítica presente no nosso simpático blog, que transmite de forma sintética e eficaz a ideia que queremos passar para os nossos leitores: «"A Origem dos Guardiões" transporta o espectador para um filme de animação emotivo, que promete apresentar o Pai Natal, Coelho da Páscoa, Fada dos Dentes e o Bicho Papão como nunca antes víramos. Cor, ilusão, muitas lendas da infância e acção, todos estes elementos surgem ao longo de "Rise of the Guardians", um filme de animação que coloca o visual à frente do argumento, proporcionando ao espectador alguns momentos agradáveis, mas longe de ser memorável

E há ainda "Mata-os Suavemente", um filme que tem como curiosidade ser protagonizado por Brad Pitt, que raramente nos desaponta. A obra, contudo, não foi tão apreciada pelo Aníbal como poderíamos esperar, como podem constar neste excerto da crítica por ele elaborada: «No final fica a noção que "Killing Them Softly" quis dar tanto ao espectador mas acabou por perder-se nas suas ambiciosas intenções, com Andrew Dominik a preencher o filme com engenhosos efeitos de câmara e diálogos cheios de estilo, boas interpretações dos actores e uma crítica social arreigada, num thriller que deambula entre o entusiasmante e o entediante, que se perde nos seus ideais de grandeza

Os restantes três filmes deverão passar mais discretamente pelas nossas salas de cinema."A Minha Canção de Amor", obra protagonizada por Renée Zellweger, de 2010, não tem tido as críticas mais positivas, tal como "Mais Um Dia Feliz", de 2011. "Jovens Delinquentes", por seu turno, filme escocês com um nome sugestivo, chegou a ganhar alguns prémios no seu país de origem, parecendo uma opção a ter em conta aos apreciadores de cinema independente.

E, por hoje, é tudo. Deixo-vos com as informações essenciais relativas a cada filme, e um desejo de bons filmes e de um bom resto de semana.

Cloud Atlas

Género: Drama / Mistério / Ficção Científica

Realização: Tom Tykwer, Andy e Lana Wachowski

Elenco: Tom Hanks, Hugh Grant, Halle Berry, Hugo Weaving, Ben Whishaw, Susan Sarandon, Jim Broadbent, Doona Bae, James D’Arcy, Zhu Zhu, Keith David, entre outros.

Imdb (8.2) / Rotten Tomatoes (64%) / Ebert (4) /
Rick's Cinema (8.8)

Sinopse: O poderoso e inspirador épico "Cloud Atlas" explora a forma como as acções e as consequências das vidas individuais provocam um impacto na vida de outras pessoas, através do passado, do presente e do futuro, enquanto uma alma é moldada a partir de um assassino até transformar-se num herói, e um único acto de bondade pode atravessar os séculos e inspirar uma revolução.

Trailer





A Origem dos Guardiões

Título original: Rise of the Guardians

Género: Animação / Aventura / Família

Realização: Peter Ramsey ("Monsters vs Aliens: Mutant Pumpkins from Outer Space") e William Joyce ("The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore")

Elenco: Chris Pine, Alec Baldwin, Hugh Jackman, Isla Fisher, Jude Law, entre outros.

Imdb (7.5) / Rotten Tomatoes (76%) / Ebert (3) /
Rick's Cinema (7)

Sinopse: O enredo de "Rise of the Guardians" é inspirado na série literária "The Guardians of Childhood" de William Joyce e acompanha um grupo de vários personagens muito conhecidos das fábulas e dos contos de fada como Jack Frost, North (o Pai Natal), Bunnymund (o Coelho da Páscoa), Tooth (a Fada dos Dentes) e Sandy (Sandman). Este grupo de icónicas figuras terá que juntar forças para derrotar Pitch (o Bicho Papão), um antigo espírito que tenta afundar o Mundo nas sombras eternas.

Trailer





Mata-os Suavemente

Título original: Killing Them Softly

Género: Crime / Drama / Triller

Realização: Andrew Dominik

Elenco: Brad Pitt, Scoot McNairy, Ben Mendelsohn, James Gandolfini, Vincent Curatola, Ray Liotta, Richard Jenkins, entre outros.

Imdb (7.1) / Rotten Tomatoes / Rick's Cinema (6.8)

Sinopse: O argumento de "Killing Them Softly" é inspirado na obra literária "Cogan´s Trade" de George Higgins. O filme tem a seguinte sinopse (via Filmspot): Jackie Cogan (Brad Pitt) investiga o que correu mal num importante jogo de póquer patrocinado pela Máfia. E quando as regras são quebradas, é sempre ele que resolve.
De forma eficiente, implacável como um homem de negócios, com um aguçado sentido das fraquezas dos outros e um estilo tão frio como o seu olhar, Cogan move-se com inabalável precisão entre traições e violência extrema.

Trailer





A Minha Canção de Amor

Título original: My Own Love Song

Género: Comédia / Drama

Realização: Oliver Dahan

Elenco: Renée Zellweger, Forest Whitaker, Madeline Zima, Nick Nolte, Elias Koteas, entre outros.

Imdb (5.4) / Rotten Tomatoes

Sinopse (filmspot): Jane Wyatt (Renée Zellweger), uma antiga cantora confinada a uma cadeira de rodas após um acidente, recebe notícias do filho. David foi entregue a uma família para adoção, mas reata o contacto com a mãe a fim de a convidar para a sua primeira comunhão.
Apesar do receio que tem de enfrentar o filho e relembrar o passado após tantos anos, o seu melhor amigo Joey (Forest Whitaker) acaba por convencê-la a empreender a viagem pelos Estados Unidos, do Kansas para Nova Orleães.
Realizado por Olivier Dahan (o mesmo da biopic de Edith Piaf, "La Vie en Rose"), com música de Bob Dylan.

Trailer





Mais Um Dia Feliz

Título original: Another Happy Day

Género: Drama

Realização: Sam Levinson

Elenco: Ellen Barkin, Thomas Haden Church, Kate Bosworth, Demi Moore, Ellen Burstyn, Ezra Miller, entre outros.

Imdb (5.4) / Rotten Tomatoes (45%)

Sinopse: Lynn Hellman é aquele tipo de mãe imprudente que insiste em arrastar os seus filhos perturbados e o irmão mais novo destes de volta a Annapolis, onde terão de enfrentar as já habituais insinuações e ataques dos restantes elementos da família. Lynn, em particular, terá de suportar a sua impenetrável e ultra pragmática mãe; as implacáveis irmãs, com inclinação para a bebida; e de forma mais aguçada e dolorosa, o seu ex-marido e a sua explosiva segunda mulher à medida que estas personagens se cruzam e discutem, abrindo feridas antigas com a mesma veleidade com que pedem para que lhes seja passado o sal na mesa. Ao aprofundar, sem receios, o que no âmago significa ser uma contemporânea família americana de classe média, Levinson mergulha o seu filme com a honestidade ardente da juventude e dirige os seus atores com a confiança e leveza de mão que se espera de um contador de histórias muito mais maduro.

Trailer





Jovens Delinquentes

Título original: Neds

Género: Drama

Realização: Peter Mullan

Elenco: Peter Mullan, Conor McCarron, Richard Mack, Gregg Forrest, Joe Szula, Gary Milligan, entre outros.

Imdb (6.9) / Rotten Tomatoes

Sinopse: O percurso de vida um jovem, desde aluno premiado a adolescente perigoso. Lutando contra as baixas expectativas de todos à sua volta, John McGill transforma-se de vítima a vingador, de estudante aplicado a jovem delinquente, de "menino do coro" a viciado em cola. Quando tenta inverter esta situação, a sua nova realidade e o seu passado recente tornam isso impossível, e a sua violenta autodeterminação é quase inevitável.

Trailer

0 comments:

Post a Comment