Breaking News
Loading...
Friday, 14 December 2012

A poucos dias do final do ano, a Cinebox divulgou no seu site, a lista dos filmes mais premiados e os mais vistos no ano de 2012. "Rafa" foi o filme que recebeu o prémio mais importante. O mais visto foi "Balas & Bolinhos - O Último Capítulo".
O cinema português distinguiu-se este ano além-fronteiras com a curta-metragem "Rafa" a conquistar o Urso de Ouro de Berlim. João Salaviza recebeu o Urso de Ouro por "Rafa", um filme protagonizado por Rodrigo Perdigão, no papel de um adolescente da margem sul do Tejo que viaja até Lisboa para ir ter com a mãe, que foi detida por causa de um acidente de automóvel. Em Portugal, a curta-metragem foi vista por 2.011 espectadores, segundo dados do Instituto do Cinema e do Audiovisual.
Também no Festival de Berlim, Miguel Gomes ganhou o Prémio da Crítica e o Prémio Alfred Bauer de Inovação, com "Tabu", um filme a preto e branco sobre um amor passado em África. Em Portugal, o filme foi visto por 21.079 pessoas, segundo dados do ICA. O sucesso do filme tem sido refletido nas listas de melhores filmes do ano de conceituadas revistas. "Tabu" está na lista dos melhores filmes do ano da revista francesa Cahiers du Cinema, da britânica Sight & Sound, e também da norte-americana New Yorker.
Na lista de galardoados de 2012, o filme "A Última Vez que Vi Macau", de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata, ganhou o principal prémio da secção de documentário do Festival de Turim. Protagonizado pela «performer» transexual Cindy Scrash, o filme já tinha recebido uma menção especial do júri do Festival de Locarno, na Suíça.
Na lista dos filmes portugueses mais vistos está "Balas & Bolinhos - O Último Capítulo", de Luís Ismael, com um total de 251.456 mil espectadores, segunda dados do Instituto de Cinema e Audiovisual. Logo abaixo na tabela está "Morangos com Açúcar - O Filme", de HUgo de Sousa, que foi visto nos cinemas por 251.456 mil pessoas, o quarto filme português mais visto de sempre.
Na tabela dos mais vistos está ainda "Linhas de Wellington", de Valeria Sarmiento, com 46.543 mil espectadores. "Aristides de Sousa Mendes - O Cônsul De Bordéus" de Francisco Manso e João Correa foi visto por 44.643 mil pessoas.
Mais abaixo na lista dos filmes portugueses mais vistos este ano está "Florbela", de Vicente Alves do Ó, com 40.714 espectadores. A seguir surge "Cosmopolis", realizado por David Cronenberg e produzido por Paulo Branco, visto por 29.927 pessoas.

0 comments:

Post a Comment