Breaking News
Loading...
Thursday, 13 December 2012

Foram anunciadas seis obras cinematográficas que vão estar em competição na 63ª edição do Festival de Cinema de Berlim (Internationale Filmfestspiele Berlin). Entre os projectos seleccionados encontram-se filmes da Áustria, Chile, França, Alemanha, Coreia do Sul, Roménia, Espanha e Estados Unidos da América.

Entre os seis filmes encontram-se "Promised Land" (EUA), um filme realizado por Gus Van Sant ("Milk"), através do argumento de John Krasinski e Dave Eggers. O filme conta no elenco com Matt Damon ("Green Zone"), John Krasinski ("The Office"), Frances McDormand ("Almost Famous"), Rosemarie DeWitt ("Mad Men"), Scoot McNairy ("Touchy Feely"), Hal Holbrook ("Into the Wild") e Titus Welliver ("The Town"). Ben Affleck ("The Town") está no projecto como produtor.

Sinopse: Steve Butler (Matt Damon) é um representante de uma empresa petrolífera que chega a uma pequena cidade rural acompanhado pela sua companheira de vendas, Sue Thomason (McDormand). Steve e Sue estão convencidos que a recessão económica nos Estados Unidos irá facilitar os seus objetivos: convencer os moradores locais a ceder terrenos para a perfuração de poços de petróleo. O que parecia ser uma tarefa fácil para o duo, logo revela-se um problema, sobretudo devido à acção de resistência de um professor (Hal Holbrook) e da campanha liderada por um indivíduo (Krasinski) que desafiará Steve tanto pessoal quanto profissionalmente.

Outro dos destaques vai para "Paradies: Hoffnung" ("Paradise: Hope"), o último capítulo da trilogia iniciada com "Paradise: Love" e "Paradise: Faith". O filme é realizado pelo austríaco Ulrich Seidl e acompanha a história de Melanie, uma jovem de treze anos de idade. Enquanto a sua mãe viaja para o Quénia, Melanie passa a suas férias num campo de férias austríaco, destinado a crianças com excesso de peso. Com a supervisão do seu treinador tatuado e de um médico assustador, as crianças procuram praticar desporto, enquanto à noite bebem álcool às escondidas. Entre a educação física e aconselhamento nutricional, lutas de almofadas e o seu primeiro cigarro, Melanie apaixona-se pelo médico, quarenta anos mais velho do que a protagonista.

Da Roménia chega "Poziţia copilului" ("Child's Pose"), um drama contemporâneo sobre a relação entre uma mãe e o seu filho com trinta e dois anos de idade. A história acompanha a procura da mãe em evitar que o filho seja acusado pela morte de um rapaz durante um acidente de automóvel, tendo notórias dificuldades em aceitar que o filho cresceu. O filme é realizado por Călin Peter Netzer ("Maria", "Medal of Honor", "Zapada mieilor") e conta no elenco com Luminiţa Gheorghiu, Bogdan Dumitrache, Florin Zamfirescu, entre outros.

Do Chile chega "Gloria", um filme realizado por Sebastian Lelio, que foi recentemente distinguido no Festival de Cinema de San Sebastian com o prémio de Melhor Filme na categoria de "Cinema em Construção". "Gloria" é uma co-produção entre produtoras chilenas e espanholas. O filme conta no elenco com Paulina García, Sergio Hernández, entre outros.

O enredo centra-se em Gloria, uma mulher de 58 anos de idade, atractiva, enérgica, que está a entrar numa nova etapa da sua vida, a velhice. Esta é conversadora, simpática e faz-se notar. Os dias de Gloria giram em volta do seu trabalho, mantendo uma vida social activa, enquanto procura apoiar os seus filhos. Gloria procura uma nova oportunidade no amor, mas as suas relações, muitas delas iniciadas em festas para solteiros de idade mais avançada, não prosperam. A vida de Gloria muda quando conhece Rodolfo, um indivíduo de 65 anos, recém-separado, que tem uma obsessão por esta. No entanto, a relação do casal sofre bastante com dependência de Rodolfo em relação aos filhos e à ex-mulher. Gloria procura fazer de tudo para manter esta relação, ao mesmo tempo que começa a perceber que está a envelhecer e tem de lidar com este facto.

Da Coreia do Sul chega "Nugu-ui Ttal-do Anin" ("Nobody's Daughter Haewon"), o novo filme realizado por Hong Sang-soo ("Hahaha", "In Another Country"). O filme conta no elenco com Eunchae Jung, Sunkyun Lee, entre outros. Ainda não existem detalhes em relação ao enredo de "Nobody's Daughter Haewon". Por fim, importa salientar a exibição do filme de animação norte-americano, "The Croods", "The Croods" foi realizado por Chris Sanders ("Lilo & Stich") e Kirk DeMicco ("Space Chimps"), através do argumento dos próprios. O filme conta com as vozes de Nicolas Cage, Ryan Reynolds, Emma Stone, Catherine Keener, Clark Duke, Cloris Leachman, entre outros.

O enredo de "The Croods" desenrola-se na pré-histórica, na ficcional era Croodaceous, e acompanha Crug (Nicolas Cage) o patriarca que cautelosamente guia a sua família em busca de um lugar seguro, depois que um terramoto destrói a sua casa. Enquanto efectua a sua jornada num ambiente perigoso e hostil, Crug encontra Guy (Ryan Reynolds), um nómada que encanta o clã de Crug com seus modos modernos, especialmente sua filha mais velha, Eep (Emma Stone).

Os restantes filmes em competição vão ser anunciados no início de 2013. O Festival conta ainda com a exibição do documentário "Unter Menschen" ("Redemption Impossible"), de Christian Rost e Claus Strigel, no Berlinale Specia.

0 comments:

Post a Comment