Breaking News
Loading...
Thursday, 27 December 2012

Já se questionou sobre os filmes mais descarregados ao longo do ano? Os estúdios de Hollywood certamente já devem ter pensado no caso, ao mesmo tempo, que fazem contas às perdas causadas pelos downloads ilegais. Tendo em vista esclarecer esta pergunta essencial para a vida humana, os responsáveis do Torrentfreak decidiram divulgar a lista dos dez filmes mais pirateados de 2012, um pouco como a Fnac tem o seu top de vendas, o Netflix o seu top de aluguer, etc.

A tabela (que deve ser o top mais odiado pelos estúdios) calcula o número de downloads no BitTorrent e o total arrecadado pelo filme nas bilheteiras. Curiosamente, ou talvez não, todos os filmes que estão no top10 da lista maldita conseguiram receitas superiores a 100 milhões de dólares, numa situação que reflecte a pouca repercussão que os mesmos tiveram a nível de bilheteiras (tendo em conta que nos dez casos representados, as versões pirateadas com alguma qualidade demoraram a sair, o valor dos downloads deverá ter repercussão no mercado home video e não nas bilheteiras).

 A boa nova para os estúdios é que "Project X", o filme mais sacado do ano, teve um número inferior de downloads em relação a "Fast Five", o vencedor do ano anterior, com 9,2 milhões de downloads. "Project X" teve mais de 8,7 milhões de downloads (para uma receita de 100,9 milhões de dólares), sendo seguido de "Mission Impossible - Ghost Protocol" (segundo lugar) com 8,5 milhões de downloads e uma receita de bilheteira a rondar os 694,7 milhões de dólares ao redor do Mundo. O pódio dos filmes mais pirateados fica completo com "The Dark Knight Rises" com cerca de 8,2 milhões de downloads (e uma obscena receita superior a mil milhões de dólares).

De salientar ainda outro "grande afectado" pelos downloads, "The Avengers", que obteve um "honroso" quarto lugar com 8,1 milhões de downloads e uma receita a rondar 1,5 mil milhões de dólares (coisa pouca). Ao olharmos para a tabela encontramos ainda nomes como "Sherlock Holmes: A Game of Shadows", "21 Jump Street", "The Twilight Saga Breaking Dawn Part 1", entre outros filmes, onde é possível reparar que os downloads não impediram uma receita de bilheteira recheada.

A questão que estes números colocam centra-se efectivamente na necessidade dos estúdios em potenciarem as vendas no mercado home video (DVDs a vinte euros, sem qualquer extra podem não ser o negócio mais apetecível), de forma a contornarem o facto dos downloads estarem a afectar a venda de filmes em formato DVD e blu-ray. Baixar o preço pode ser uma solução, mas tem de vir acompanhada por uma política mais agressiva de sensibilização para a necessidade de adquirir o material original, embora seja utópico pensar que algum dia vão deixar de existir downloads.

Entre as ausências do top encontra-se "Skyfall" (por ainda não ter uma versão de qualidade) e surpreendentemente "The Hunger Games". Fiquem agora com a tabela: 



Tabela in: http://torrentfreak.com/project-x-most-pirated-movie-of-2012-121227/

0 comments:

Post a Comment