Breaking News
Loading...
Sunday, 9 December 2012

Hoje é Segunda-feira e por isso dia de "Curtas de Animação às Segundas" no Rick´s Cinema. Esta é uma rubrica que visa apresentar algumas curtas-metragens de animação de qualidade, sejam estas conhecidas do grande público ou relativamente desconhecidas. Por este espaço tanto podem passar curtas de animação portuguesas como estrangeiras, sempre acompanhados com um breve texto de apresentação, que visa apresentar a curta-metragem em questão aos leitores. Importa salientar que por este espaço já passaram curtas como Bats in the Belfry; Sem Dúvida Amanhã (2006); "The Old Lady and the Pigeons"; "História Trágica Com Final Feliz", "Vincent", entre outras.

O post desta semana é dedicado a "A Herb Alpert and the Tijuana Brass Double Feature", uma curta-metragem de animação realizada por John Hubley, através do argumento do próprio e Faith Hubley. Lançada originalmente em 1966, a curta contou com o ritmo da música de Herb Alpert and the Tijuana Brass e uma animação com um traço simples, mas capaz de conquistar o público e a crítica, a ponto de ter conquistado o Óscar de Melhor Curta-Metragem de Animação (1967, na 39ª edição do certame).

Dividida em duas pequenas narrativas, nas quais podemos ouvir "Spanish Flea" e "Tijuana Taxi", duas músicas do grupo, a curta tem a sua maior qualidades no ritmo incutido pela banda sonora, enquanto assistimos a duas histórias simples, mas merecedoras da nossa atenção. Na primeira narrativa, os vários personagens são importunadas por uma pulga algo incómoda. Desde um burro e uma galinha, passando pelos habitantes do hotel que é construído no espaço habitado pela pulga, todos são importunados por este incomodativo personagem. Na segunda parte da curta, voltamos a ter o mesmo ritmo latino da música da banda Herb Alpert and the Tijuana Brass, enquanto um taxista de Tijuana procura que os seus clientes cheguem a tempo ao aeroporto.

Com um traço simples e duas histórias divertidas, "Herb Alpert and the Tijuana Brass Double Feature" destaca-se acima de tudo pela criatividade e pelo ritmo introduzido pelas músicas do grupo que dá título à curta-metragem, num caso paradigmático onde a banda-sonora alia-se à história e ao trabalho a nível da animação, algo que resulta numa curta enérgica, onde os ritmos latinos dão o mote para um espectáculo cheio de ritmo.

Fiquem agora com "A Herb Alpert and the Tijuana Brass Double Feature":

0 comments:

Post a Comment