Breaking News
Loading...
Monday, 3 December 2012

Entre os dias 4 a 9 de Dezembro de 2012, o Cinema São Jorge recebe o Festival Ler 25 anos/25 filmes, um certame que conta com muitos filmes, conferências, concertos, que prometem despertar a atenção do público e visam comemorar da melhor maneira o vigésimo quinto aniversário da revista 'Ler'.

A nível de obras cinematográficas, os espectadores podem encontrar um vasto núcleo de adaptações de obras literárias ao grande ecrã, fruto da selecção de Pedro Mexia, crítico literário e ex-subdirector da Cinemateca (e membro da equipa do programa 'Governo Sombra', ao lado de Ricardo Araújo Pereira e João Miguel Tavares). Entre os vinte e quatro filmes escolhidos por Pedro Mexia encontram-se os clássicos 'Matar ou Não Matar' (1950), realizado por Nicholas Ray e protagonizado por Humphrey Bogart; 'Poesia' (2010), de Lee Chang-dong, 'O Evangelho segundo São Mateus' (1964), Pier Paolo Pasolini; 'Uma Abelha na Chuva' (1971), Fernando Lopes; 'O Americano Tranquilo' (1958), Joseph Mankiewicz; 'O Desconhecido do Norte-Expresso' (1951), Alfred Hitchcock; 'O Leopardo' (1963), Luchino Visconti, 1963, entre muitas outras adaptações de obras literárias ao grande ecrã, desenvolvidas entre 1950 a 2010.

 Se Pedro Mexia seleccionou vinte e quatro obras cinematográficas, a honra de ser a obra de abertura coube a 'Pela Estrada Fora', de Walter Salles, uma obra que adapta ao grande ecrã o livro 'On the Road' de Jack Kerouac. Seleccionado pela direcção da 'Ler', 'Pela Estrada Fora' tem antestreia nacional a 4 de Dezembro de 2012, pelas 21h.

Com uma selecção cinematográfica tão variada e com tanta qualidade (obras de cineastas como Luchino Visconti, Nicholas Ray, Alfred Hitchcock, Pier Paolo Pasolini, entre muitas outras, prometem fazer as delícias de qualquer cinéfilo e serem de visualização praticamente obrigatória), importa ainda salientar que o evento vai contar com o debate "Os desafios de Pela estrada fora, de Jack Kerouac"; o encontro no qual José Luís Peixoto partilha com os leitores 'Dentro do Segredo', livro que marca a sua estreia na literatura de viagem. Leitura de excertos, fotografias e vídeos inéditos da experiência na Coreia do Norte; Entrevista de Carlos Vaz Marques a António Lobo Antunes, entre outros eventos.

Para além da exibição de filmes, conferências, entrevistas, o certame conta ainda com vários concertos, entre os quais, o concerto de 'Os Quais', com Jacinto Lucas Pires (em parceria com o festival Vodafone Mexefest); Noiserv, com David Santos (em parceria com o festival Vodafone Mexefest); entre outros.

Podem encontrar mais detalhes e a programação completa do Festival em: http://ler.blogs.sapo.pt/885095.html

PREÇO DOS BILHETES PARA FILMES E CONCERTOS:

- Filmes – cada 3,5 euros (3 euros para pessoas com mais de 65 anos e menos de 25)
- Concerto Os Quais, com Jacinto Lucas Pires, 7 dezembro, 21h30, sala Montepio - 7,5 euros
- Concerto The Soaked Lamb, com Afonso Cruz, 8 dezembro, 21h30, sala Montepio - 7,5 euros
- Concerto Noiserv, 8 dezembro, 22h20, sala Manoel de Oliveira - 10 euros
- Todos os restantes eventos do Festival são de entrada livre e não necessitam de reserva prévia. Eventos limitados à lotação das salas.

0 comments:

Post a Comment