Breaking News
Loading...
Tuesday, 4 December 2012

Os filmes "A Última Vez que vi Macau", de João Pedro Rodrigues e João Guerra da Mata, e "Viagem a Portugal", de Sérgio Tréfaut, foram premiados este fim-de-semana nos festivais de cinema de Turim (Itália) e Gijón (Espanha).
"A Última Vez que vi Macau", que cruza as história dos dois realizadores, com Macau em pano de fundo, foi eleito o melhor documentário do festival de Turim, que terminou no sábado em Itália.
Para o júri do festival, o filme, já distinguido também em Locarno, fica marcado pelo «complexo envolvimento com a história cultural e pela obsessiva evocação da memória pessoal e coletiva», refere a nota de justificação no site oficial.
O festival de Turim dedicou ainda uma retrospetiva integral à obra do realizador Miguel Gomes, premiado este ano em Berlim com o filme "Tabu".
"Viagem a Portugal", de Sérgio Tréfaut, venceu o Prémio Rellumes do Festival de cinema de Gijón, que terminou no domingo em Espanha. O filme retrata na ficção a entrada de estrangeiros em Portugal e a forma como estes são tratados nos aeroportos.
A história, protagonizada por Maria de Medeiros, baseia-se em factos reais, sobre uma professora ucraniana que em 1998 tentou entrar em Portugal para se encontrar com o marido zairense.
Este ano, o filme foi distinguido com o grande prémio Taiga de Ouro no Festival Spirit of Fire, na Rússia.

0 comments:

Post a Comment